SOBRE LIBRAS FÁCIL

O que é o Libras Fácil?

É um projeto de formação em Língua Brasileira de Sinais de curta duração (de 40h a 120h) para todas as pessoas a partir de 16 anos de idade

 

Um pouco de história sobre o Projeto Libras Fácil

O Projeto Libras Fácil foi criado em 2003, para atender à necessidade de formação continuada de professores da rede estadual de educação.

À época, os autores do projeto foram convidados pelo Cape (Centro de Apoio Pedagógico Especializado) para realizarem palestras e cursos a um grupo selecionado de professores das 91 Diretorias de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE). Foi feito um projeto pioneiro, que atendeu a mais de 90 professores. O Cape era o órgão da SEE responsável pela execução da política de educação especial do Governo de São Paulo. O projeto piloto executado pela equipe do Libras Fácil, por meio do Iape, foi recomendado para implementação em todas as diretorias de ensino de forma descentralizada. Esse foi um dos projetos de formação que certificou os primeiros professores interlocutores da rede para o atendimento ao aluno surdo em sala de aula.

O Iape – Instituto de Apoio, Pesquisa e Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais aplicou o projeto Libras Fácil no Poupatempo, em diversas diretorias de ensino, em empresas, no Metrô de São Paulo, na CPTM, na EMTU, dentre outras corporações.

Ao longo desses 15 anos, o Projeto Libras Fácil atendeu a mais de 10 mil pessoas, que participaram de formação em Libras.

Com  uma metodologia moderna e diferenciada, o Libras Fácil possibilita um rápido aprendizado mesmo para aqueles que nunca tiveram contato com essa Língua de Sinais.

Desde o 2º semestre de 2017, o projeto está sendo aplicado pela Adeso Associação para o Desenvolvimento Educacional, Cultural, Social e de Apoio à Inclusão, Acessibilidade e Diferença, em convênio com a Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema (Unifesp Diadema).

  

Para participar do Projeto Libras Fácil, seja um Associado Adeso. Clique aqui!